Montar aulas... pois é meus queridos, quem diria. Em pleno domingão todos os professores se vêem numa tarefa que pouca gente conhece.
A maioria das pessoas acham que professor chega, fala um monte de coisa, exige execícios, provas e atividades. Esquece que o professor precisa pesquisar para montar sua aula. Que seja na dança ou nas atividades formais, lá estaremos com um monte de livro, vídeo, textos,músicas para fazer com que aquele momento seja prazeroso para todos. E que circule a informação e aprendizagem.
Aqui, montando as sequencias da semana e organizando as músicas. Definindo o que precisa ser repetido ou não me vejo numa pausa para comentar sobre esse processo. ( desculpe o gerúndio).
È importante chegar na aula e saber o que será trabalhado naquele período. Sempre divido o conteúdo em Dois meses. Coisas novas e repetidas. Para que os alunos possam aprender e desenvolver a técnica. Minha professora de Prática de ensino diz que devemos ter sempre uma aula diferente. Em Dança isso é possível? Creio que não. Sempre que chego com sequencias diferentes, percebo que meus alunos precisam de mais um pouco de tempo para apreenderem a outra sequencia dada na aula anterior.
Meu processo é mais ou menos assim ( ai depende do Estilo também)
- aquecimento;
- alongamento;
- Passamos para os exercícios de Repertório ( ai depende do estilo de Dança);
- Uma experimentação dos movimentos ( Improvisação);
- Monta-se uma Dança;
- E exercícios de flexibilidade ( também depende da aula);
Como trabalho com conteúdos diferentes ( de Ballet, Contemporâneo e a Minha pesquisa) e faixa etária diferente, tenho meu caderno de Anotações para não me perder. Escrevo parte das sequencias e anoto as músicas, escuto os CDs ( para não dar problema).
Isso da muito trabalho. Mas é melhor assim do que chegar na sala de aula e não saber nada.
Profissional organizado vale muito!!
Boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário